quinta-feira, 7 de março de 2013

As palavras de Joana Manuel


Hoje, cedinho pela manhã, deparei-me com o vídeo da intervenção da actriz, Joana Manuel numa conferência intitulada « Em Defesa de um Portugal Soberano e Desenvolvido » que se realizou no dia 23 de Fevereiro deste ano.

Com atenção ouvi, absorvi e reflecti sobre as palavras que esta jovem disse. Identifiquei-me com as palavras, questionei-me sobre o que pensam as pessoas que antes lutaram por um futuro melhor para os filhos e que agora assistem tristes e desamparados, à retirada de direitos adquiridos aos longos dos anos.

Com mágoa, presenciam a falta de perspectivas e horizonte para os jovens que embora mais qualificados que antes, dizem que são inexperientes demais e nada do que façam (licenciaturas, mestrados, doutoramentos, cursos profissionais, workshops, estágios não-remunerados, etc) é o suficiente para que lhes seja dada uma oportunidade. Parece que nunca somos bons o suficiente para nada. E nisto, não só os jovens, mas também muitas outras faixas etárias se podem rever naquelas palavras dita pela actriz Joana Manuel.

E das frases que mais marcaram foram sem dúvida:

“Não vejo nada. Mas mais grave do que roubarem-nos o futuro é roubarem-nos o presente.”

“É uma espécie de espelho invertido. Não sei se basta passar através dele, como a Alice. Um dia vamos mesmo ter de parti-lo.”



Sem comentários:

Enviar um comentário